Desconstruindo o Mito do Galã.

A virilidade é um conceito que tradicionalmente se refere às características associadas à masculinidade, como força, coragem, vigor, físico, sexual e assertividade.
No contexto dos atores, a representação da virilidade pode variar dependendo do papel que desempenham, da cultura em que estão inseridos e das expectativas do público.
A representação da virilidade por atores pode ter um impacto significativo na cultura e nas normas de gênero. Ela pode reforçar estereótipos ou, alternativamente, desafiar e expandir as noções do que significa ser masculino.
Muitos atores são escolhidos para papéis de heróis ou protagonistas que encarnam ideais de virilidade. Exemplos clássicos incluem personagens interpretados por atores como Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Dwayne "The Rock" Johnson, que frequentemente representam força física e coragem.
Em contraste, alguns atores são conhecidos por interpretar anti-heróis que desafiam os estereótipos tradicionais de virilidade. Personagens como os interpretados por Clint Eastwood em seus westerns ou por Robert De Niro em filmes de Martin Scorsese mostram uma masculinidade mais complexa e às vezes problemática.
Nos últimos anos, houve uma mudança na forma como a virilidade é retratada na mídia. Atores como Timothée Chalamet , Adam Drives , Barry Keoghan, e Michael B. Jordan representam uma gama mais ampla de masculinidades, incluindo vulnerabilidade e sensibilidade, ao mesmo tempo em que mantêm traços tradicionalmente viris, astros que não tem medo de expressar vulnerabilidades com comportamentos não tradicionais de galãs, como pintar unhas, vestir sais, e fazer produções com temáticas LGBTIQIA+. No Brasil, jovens como Jõao Guilherme, Juliano Floss e Chat Suede, lideram produções que desafiam o conceito tradicional de masculinidade.
Há uma crítica crescente em relação à forma como a virilidade é retratada na mídia, com argumentos de que ela pode perpetuar expectativas irreais e prejudiciais para os homens. Em resposta, há uma tendência crescente para representações mais diversas e realistas da masculinidade.
Atores têm um papel importante na definição e redefinição da virilidade na cultura popular. Através de suas escolhas de papéis e performances, eles podem tanto reforçar quanto desafiar as normas tradicionais de gênero, influenciando assim a percepção pública da masculinidade. E a televisão e o cinema tem desempenhado um papel fundamental, contribuindo para a redefinição dos padrões masculinos.
Regina Papini Steiner